terça-feira, 6 de novembro de 2012

Notícias da Casa da Economia Solidária

A Casa de Economia Solidária, situada na Avenida Antonio Carlos Magalhães, S/N Centro (antiga casa de farinha da Vila) em Serra Grande, estar avançando em suas propostas de economia solidaria. A iniciativa parte da comunidade, com o intuito de criar propostas de uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista. Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos. Assim sendo, a proposta se contextualiza em uma realidade social, carente de propostas deste nível, onde os indicadores sociais são negativos. Segundo o diagnostico participativo de 2008, feito pelo Ynamata e Instituto Floresta Viva, com o apoio do Arapyau diz que 93% dos chefes de família, recebem no maximo 2 salários mínimos, a grande maioria vivem em situação de moradia precária. Esse projeto estar situado na margem do Rio Pancadinha, com grande potencial de sucesso, necessitando apenas, da colaboração técnica e financeira de que tem disponibilidade em ajudar. Maiores informações ligue para: 73 9828 7053, falar com Edson (Estagiário), Leonardo Pascal (membro do grupo gestor da Casa da Economia Solidária). Veja a foto da Reunião do Grupo Gestor dessa Terça-Feira 06/11/2012:

domingo, 4 de novembro de 2012

Merenda Escolar: As escolas de Serra estão sentindo falta da Merenda Escolar

Merenda Escolar e Cidadania: Todos sabem que a merenda escolar é um direito constitucional em vigor desde 1988, esse programa é oriundo do Governo Federal de Programas como,PNAE. O FNDE é o responsável pelo programa em todo pais. Assim sendo, gostaria de entender o que acontece em Uruçuca-Serra Grande, desde o dia 07 de Outubro, nossas escolas estão sem merenda escolar, o que é lamentável, pois nossas crianças, contam com essa refeição, como a principal do seu dia. Qual será a justificativa legal da Prefeitura Municipal de Uruçuca, para deixar faltar alimentos na escola? Nossas crianças não merecem isso! Segundo a instrução normativa do Portal da Transparência do Governo Federal, no munícipio deve haver o Conselho de Alimentação Escolar - CAE, essa instancia é deliberativa e fiscalizadora, mas aqui não estar funcionando. Gostaria de vê as organizações sociais se moverem diante de tal covardia, vejam as fotos da merenda escolar vazia, encaminhada por uma mãe de aluno de Serra Grande indignada:

Serra Grande: Limpeza publica paralisada

Comunidade de Serra Grande se reúne nesse feriado 02/11/2012 para limpar as ruas da Vila. Após as eleições municipais 2012, e com a derrota de Moacyr Leite Junior, vários serviços públicos foram paralisados no município de Uruçuca, um deles, foi o lixo. Contudo, Serra Grande mostra seu espírito comunitário, de prevalência pelo amor a Vila! Vejam as fotos deste ato de protesto positivo: