terça-feira, 17 de julho de 2012
AMBRR lança projeto de economia solidária em Serra Grande.
CASA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
DE SERRA GRANDE
O Espaço que estamos sonhando fecundar é para:
Que seja um centro de economia solidária, participativo e horizontal, de uso e aproveitamento comunitário, com o objetivo de estimular a economia familiar, pequenos processos transformadores da grande biodiversidade local.
Que oriente e planeje participativamente a produtividade das agroflorestas, com combinações de espécies que agreguem valor à nossa identidade produtiva regional e construa uma base produtiva sustentável, com possibilidades de transformação local, demanda regional, nacional e internacional.
Ambas as propostas consideram a riqueza da identidade sócio-produtiva tradicional, a sustentabilidade e o cuidado sócio-ambiental.
Estas atividades sócio-produtivas podem ser organizadas e planejadas observando-se basicamente os diferentes mercados, que podem ser abastecidos por nossos produtos.
São eles:
Mercado de alimentos: frutas, polpas, concentrados, desidratados, conservas, farinhas integrais, essências.
Mercado de produtos florestais: bambú, madeiras-de-lei com manejo controlado, móveis, construção, decoração, jardinagem ornamental e florais.
Mercado de produtos medicinais e cosméticos naturais: óleos essenciais, essências naturais, manteigas vegetais, xaropes, concentrados.
Trade eco-turístico regional.
É importante focalizar a demanda vinculada ao setor do eco-turismo e da sociedade local para fortalecer e aumentar a qualidade das atividades econômicas de maior importância na nossa região. Ter consciência de que a proposta eco-turística e a vida da sociedade local qualifica, reconhece e revaloriza as maravilhas da natureza quando são acompanhadas pela riqueza da oferta de produtos da extraordinária biodiversidade local, produzidos e coletados pelos produtores e pequenas indústrias familiares. Tais produtos devem ser manejados com critérios de produtividade e aproveitamento justos e sustentáveis, que observem e respeitem o perfil de máxima qualidade ambiental que temos, como privilégio da nossa região da Costa do Cacau, entre Ilhéus e Itacaré/Rio de Contas.
Um desafio para mostrar a perpetuidade e o potencial da sagrada Mãe Terra e a sua capacidade infinita de gerar bem estar e felicidade.
A Convocatória é para todos e todas, as Organizações, interessadas, interessados, produtoras, produtores, pescadores, marisqueiras, empresários, artesãos, técnicos, permacultores, comerciantes, etc., com o objetivo de reconhecer o potencial do espaço e planejar participativamente os compromissos que assumiremos, para que esta proposta cooperativa e solidária seja viabilizada, no sentido de alimentar o bem-estar comum e a felicidade de todos.
A AMBRR, Associação de Moradores da Beira da Represa de Serra Grande convida a todos para construir as bases operativas da gestão participativa e solidária deste lindo projeto.
No dia 17 de julho (terça-feira), às 9h, mostraremos o espaço e estimularemos uma chuva de idéias para estabelecer o grupo gestor, a metodologia inicial, as fontes de financiamentos possíveis, um planejamento e um orçamento, participativos e solidários, que gerarão a estrutura funcional do início da caminhada.
Assinar:
Postagens (Atom)