sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Documento da festa do dia 10.10.2010

REDE DE ASSOCIAÇÕES DE SERRA GRANDE
FUNDADA EM 22 DE ABRIL DE 2010


Pela sustentabilidade regional e a ética de nossas ações!

A Rede de Associações de Serra Grande deseja compartilhar suas preocupações e desejos com toda a Comunidade Global, nestes tempos de grandes mudanças, de evolução de nossas consciências, estimulados pelos graves acontecimentos sócio-ambientais na nossa casa, o Planeta Terra, e com toda a comunidade científica e estudiosos mais esclarecidos, que nos orientam a planejar o futuro da vida com a inequívoca incorporação do conceito de sustentabilidade em todas e cada uma de nossas ações.
A humanidade, o gênero humano é o grande responsável pelo aquecimento global, pelas mudanças climáticas, pela concentração da riqueza, pelo aumento da pobreza, pela desaparição de vida animal e vegetal, pela grave contaminação e envenenamento de recursos importantes para a vida no planeta... e muitas outras atrozes conseqüências.
Os maiores responsáveis somos nós, os humanos, e o modelo administrativo e econômico predominante que é comandado pelos interesses de corporações multinacionais e gerenciado pelos nossos administradores políticos, eticamente incorretos, que se esquece de defender os interesses da sociedade, da Nação, do bloco de comunidades de países vizinhos... e desconsideram as recomendações da comunidade científica global, de mudar o modelo econômico e de desenvolvimento sistêmicos que dirigem a todos nós a um grande desastre, a quase um suicídio coletivo.
O compromisso do trabalho participativo da Rede de Associações de Serra Grande é para gerar debates, elevação de consciência, participação social e propostas solidárias para que o nosso povoado e a região, um dos territórios com maior biodiversidade do planeta, seja respeitosa com um desenvolvimento absolutamente justo e sustentável.

O trabalho feito até agora permitiu diagnosticar problemas variados de infra-estrutura e saneamento básico, educação, saúde, moradia, comunicação, atividades culturais, administração de nossos recursos, desenvolvimento...
Há muito por fazer!
Da mesma maneira tomamos consciência dos diferentes atores sociais, incluindo-se as diversas instituições, que interagem e participam da “vida” de Serra Grande, em seu planejamento, assumindo responsabilidades e compromissos com o desenvolvimento, tentando observar e determinar com neutralidade os impactos destas ações para viabilizar soluções solidárias e responsáveis.
O PRUA - Plano Diretor Urbanístico e Ambiental do Distrito de Serra Grande é uma das ferramentas que permitiu à Rede de Associações de Serra Grande interagir com toda a sociedade e as instituições, com a finalidade de planejar um desenvolvimento urbano justo e sustentável.
O documento original, a nosso entender, não é justo com a sociedade original e deve sofrer ajustes para ser respeitoso com os novos paradigmas de justiça e sustentabilidade.
As objeções forem feitas, como a problemática de desenhar uma moradia confortável, respeitosa das tradições sócio-produtivas, num ambiente que aspira a ser auto-sustentável. Esse é um desejo da nossa Rede e vamos debater até chegar a um ponto eticamente correto e amoroso com nossos irmãos vizinhos de Serra Grande.
A maior preocupação para poder sonhar com um desenvolvimento que respeite nossas tradições sócio - produtivas e nosso ambiente é a grave contradição que representa para a região a imposição do projeto denominado TUP-Terminal de uso Privativo da BAMIN na Ponta da Tulha. Esta proposta viola o marco legal de nossa nação, viola os princípios básicos de um desenvolvimento sustentável, está gerando corrupção e práticas administrativas antiéticas promovidas por atores políticos do Governo Estadual e Federal, aliados de corporações mineradoras multinacionais com forte lobby na política e na grande impressa nacional.
Como Rede de Associações de Serra Grande decidimos lutar até o fim para evitar este crime ambiental que seria a localização do porto de minério na Ponta da Tulha. Constituiremos uma grande rede global de denúncias e nos apresentaremos em todas as possíveis organizações que promovam justiça para reivindicar nossos direitos a ter um desenvolvimento sustentável e que nossa realidade sócio - ambiental seja respeitada absolutamente, sem deformações ou leituras pragmáticas.
Como observadores comprometidos em estabelecer diagnósticos verdadeiros e participativos, sentimos que Serra Grande deve consolidar este processo integrador e gerador de bem-estar social, fortalecendo compromissos entre todos os setores sócio-econômicos e culturais por intermédio da comunicação permanente, clara e sincera, evitando interesses individualistas, egoístas, para transitar por caminhos integradores, horizontais, solidários, respeitosos, amorosos que permitam e acompanhem o planejamento e gestão do desenvolvimento sustentável que potencie nossas riquezas naturais e respeite nossa identidade sócio - produtiva.
Rede de Associações de Serra Grande por um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário