REDE DE ASSOCIAÇÕES DE SERRA GRANDE
FUNDADA EM 22 DE ABRIL DE 2010
Ofício nº 002/2011 Serra Grande, 13 de maio de 2011
Aos: Componentes da mesa da Audiencia Publica do PRUA Serra Grande
Caro (a) Sr(a)s;
Estamos em um momento critico da historia da Terra, na qual a Humanidade deve escolher seu futuro. À medida que o mundo se volta cada vez mais interdependente e frágil, o futuro depara a sua vez, graves riscos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que em meio da magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma só família humana e uma só comunidade terrestre com um destino comum. Devemos unir-nos para criar uma sociedade global sustentável, fundada no respeito a natureza, os direitos humanos universais, a justiça econômica e a cultura da paz. Em torno a estes fins, é imperativo que nós, as comunidades da terra declaremos nossa responsabilidade uns com outros, encaminhados a grande comunidade da vida e a futuras gerações.
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento de recursos e uma extinção massiva de espécies. As comunidades estão sendo destruídas. Os benefícios do desenvolvimento não se compartilham equitativamente e a brecha entre ricos e pobres está se alargando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos se manifestam com freqüência e é uma causa de grandes sofrimentos. Um aumento sem precedentes da população humana sobrecarregou os sistemas ecológicos e sociais. Os fundamentos da seguridade global estão sendo ameaçados. São tendências perigosas, mais não inevitáveis.
A escolha e nossa, cuidarmos uns aos outros ou arriscarmos destruição de nós mesmos e da diversidade da vida. Precisamos mudanças fundamentais de valores, instituições e formas de vida. Devemos dar conta que, satisfeitas as necessidades básicas o desenvolvimento humano, se funda em ser melhores, e não em ter mais. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humanitário. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais, estão inter-relacionados e juntos podemos propor e concretizar soluções compreensivas e com o consenso de todos. Necessitamos urgentemente de uma visão compartilhada sobre os valores básicos que brindem fundamentos éticos para nossa comunidade. Por tanto juntos e com uma grande esperança afirmamos princípios interdependentes para uma forma de vida sustentável, com o fundamento comum por meio do qual deveremos guiar e valorar a conduta das pessoas, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais.
A aliança entre governos, sociedade civil e empresas, é essencial para a governabilidade efetiva.
Que o nosso, seja um tempo que se recorde ao acordar de uma nova reverencia ante a vida; por uma firme resolução de alcançar a sustentabilidade; por o aceleramento na luta por a justiça e a paz, é por a celebração da vida. (textos da carta da terra. www.cartadaterra.com.br ) .
Achamos que o planejamento de uma “VILA ECOLÓGICA REFERENCIAL” ; “VILA TURISTICA SUSTENTÁVEL” em áreas de valor cênico referencial e patrimonial, temos a responsabilidade e o compromisso de limitar o uso a parâmetros claros e rigorosos.
A interpretação da resolução CEPRAM 3503 do 30.10.2005 que aprova o zoneamento da APA Itacaré/Serra Grande observa as limitações em áreas de preservação com valor socioambiental especial.
Temos-nos que esquecer que a escolha de morar dentro dos limites de um A.P.A e ser responsáveis do cuidado de um Parque Estadual que é uma das maiores biodiversidades do planeta Terra nos exige compromisso, responsabilidade e respeito por as leis que protegem nosso ambiente.
Desejamos especialmente que a continuidade do processo de planejamento urbano de Serra Grande, PRUA, observe as normas ISO 26.000 de Responsabilidade Social Empresarial para que os Grandes Grupos Econômicos que investem na região tenham possibilidade de praticar um relacionamento sócio ambiental ético, com seus representantes interatuando e construindo o futuro de Serra Grande com sentimento de participação horizontal, respeito e solidariedade por a identidade local , por as suas observações, diagnósticos , necessidades e projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário